top of page
Palestrantes
Conteúdo
Contato
Ementa do Curso

Instituto Pólis

Rua Araújo, 124

São Paulo, SP 01220-020

E-mail:

histrabalhosocial@gmail.com

Telefone:

(11) 2174-6831

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

​Seg - Sex: 8:00 - 21:00

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

IMAGENS:

ACERVO USINA CTAH

Realização:

Parceiros

Instituto Pólis

 

FÓRUM

de Trabalho Social em Habitação de Interesse Social

NEMOS

Núcleo de estudos e pesquisas sobre movimentos sociais do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Centro de Estudos e Editora Myrian Veras Baptista

FALE COM A GENTE

CONCEPÇÕES E PERCURSOS METODOLÓGICOS DO TRABALHO SOCIAL

EM PROGRAMAS DE HABITAÇÃO

​Os módulos do curso combinarão Aulas Dialogadas, Painel de Experiências Municipais e uma Atividade Externa de visita a uma experiência de implantação e desenvolvimento de programas habitacionais na cidade de SP, desenvolvidos para estimular o conhecimento, o debate e a apropriação das concepções e percursos metodológicos do trabalho social em programas de habitação. A metodologia do curso busca estimular a socialização de experiências de pesquisadores e profissionais que atuam na área e o aprimoramento de conceitos, construídos e reconstruídos com base na reflexão teórica e no cotejamento da experiência dos próprios participantes.

METODOLOGIA

  • Gestores públicos e equipes técnicas do serviço público;

  • Profissionais de empresas de trabalho social;

  • Assessorias Técnicas e Organizações da sociedade civil;

  • Segmentos diversos que atuam em programas habitacionais de interesse social

PÚBLICO

OBJETIVO GERAL

Capacitar profissionais da área social que atuam em programas habitacionais de urbanização, regularização fundiária e provisão habitacional, sobre a compreensão da cidade e o lugar do trabalho social, com vistas ao aprimoramento das intervenções e fortalecimento do campo de defesa do direito à cidade.

Ao tratar da inserção urbana e do trabalho social realizado nos programas de habitação de interesse social, tanto do ponto de vista dos padrões de segregação socioespacial vigentes, como dos seus impactos na vida das famílias moradoras, é preciso estabelecer um diálogo com um dos temas centrais de debate das políticas habitacionais contemporâneas: Quais necessidades sociais estão sendo atendidas e que cidades estão sendo construídas?

A construção de metodologias de trabalho social em habitação de interesse social deve partir das concepções, princípios e diretrizes presentes na política pública e do conhecimento da realidade para que se materialize em um planejamento do trabalho que organiza estratégias e ações em determinados tempos metodológicos. Não há modelos metodológicos ou um receituário pronto, pré-definido. Há, sim, o expressivo desafio de pensar a totalidade das intervenções, focalizando os sujeitos, famílias e moradores das áreas de intervenção, com vistas à construção de cidades justas, includentes e igualitárias.

Este curso pretende promover o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam no campo dos programas de habitação de interesse social por meio do estudo e debate dos aspectos metodológicos inerentes ao desenvolvimento do trabalho social, afinado com a política habitacional, a qualidade da moradia, a participação e organização social.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CARGA HORÁRIA

  • 51hs, sendo:

    • 13 aulas de 3 horas e,

    • 02atividade externa (visita de campo) de 6 horas cada
      As aulas acontecerão
      no Instituto Polis, semanalmente, nas terças-feiras das 19h00hs às 22h00hs, iniciando em 03 de abril e terminando em 26 de junho de 2018

SOBRE O CURSO

Maria Lourdes Rodrigues

Sandra Simões

Assistente Social com curso de Extensão universitária em Metodologias de Avaliação de Políticas Públicas e Construção de Indicadores Sociais. Integrante do Fórum de Trabalho Social. Pesquisadora especialista em trabalho social em projetos habitacionais de interesse social, atuou como responsável técnica em projetos habitacionais de interesse social, avaliação ​ e consultoria em municípios da região metropolitana de São Paulo. 

Assistente Social com curso de Extensão universitária em Metodologias de Avaliação de Políticas Públicas e Construção de Indicadores Sociais. Integrante do Fórum de Trabalho Social. Especialista em trabalho social com atuação em implantação, monitoramento e avaliação de políticas públicas e projetos habitacionais de interesse social.

Assistente Social, com Especialização em Economia Urbana e Gestão Pública. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP. Gestão de Projetos de Trabalho Social em Habitação de Interesse Social na organização Integra Desenvolvimento Urbano.

Assistente Social, foi Diretora do Departamento de Trabalho de Interesse Social da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano do município de Osasco - SP.

Coletivo LabLaje

O LabLaje é um coletivo multidisciplinar composto por arquitetos, advogados e geógrafos que têm estudado e militado no tema da urbanização de favelas em suas pesquisas acadêmicas e também na prática profissional. O coletivo tem atuado no campo da formação e reflexão acadêmicas buscando a desalienação da agenda sobre favelas.

PROFESSORES e OFICINEIROS

Rosângela Paz

Carola C. Arregui

Cleonice Dias

Evaniza Rodrigues

Gabriel Blanco

Lúcia Agata

Margareth Uemura (Inst. Pólis)

Doutora em Serviço Social. Professora do Programa de Estudos Pós Graduados em Serviço Social da PUC-SP e Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Movimentos Sociais (Nemos) da PUCSP. Experiência de pesquisa e consultoria em avaliação e trabalho social em habitação de interesse social. Assessoria a movimentos de moradia. Integrante do Fórum de Trabalho Social em Habitação de Interesse Social. Associada do Instituto Polis

Arquiteta urbanista, Mestre em Estruturas Ambientais com especialização em Desenho e Gestão do Território  Municipal.
Atuou na gestão pública municipal e federal. Foi assessora técnica dos movimentos de moradia em São Paulo. Foi responsável pela elaboração de planos regionais, diretores, habitacionais e de áreas centrais.
Atualmente é coordenadora do Polis e professora convidada do COGEAE da PUC.

Mestre e Doutoranda em Serviço Social. Trabalha na assessoria técnica Ambiente Arquitetura, em projetos de HIS na modalidade autogestão com mutirão (Programa Minha Casa Minha Vida/ Entidades) em parceria com a União dos Movimentos de Moradia de São Paulo (UMM-SP). Atuou no projeto da União Nacional dos Movimentos Populares, na organização, elaboração, execução e avaliação dos cursos voltados à autogestão na produção habitacional.

Doutora em Serviço Social. Pesquisadora da Coordenadoria de Desenvolvimento e Estudos de Projetos Especiais da PUC-SP e pesquisadora e co-coordenadora do Núcleo de Estudos de Cidades e Territórios da PUC-SP. Experiência de pesquisa e assessoria em indicadores sociais e sistemas de monitoramento e avaliação em políticas públicas

Advogado, formado em Direito, com especialização em Direito Ambiental e em Gestão de Cidades. Mestrado em Direito Urbanístico. Especialista em parcelamento do solo, regularização fundiária e planejamento urbano.

Assistente Social. Mestre em Arquitetura e Urbanismo. Atua na União dos Movimentos de Moradia (UMM) e União Nacional dos Movimentos Populares (UNMP). Foi consultora de dirigente da Caixa Econômica Federal e chefe de gabinete da Secretaria de Programas Urbanos do Ministério das Cidades. Experiência em autogestão na habitação, direito á cidade, participação social e produção social da moradia.

Arquiteta urbanista, coordenadora de urbanismo no Instituto Pólis. Doutora em Administração Pública e Governo na Fundação Getúlio Vargas (FGV), possui mestrado em urbanismo realizado na PUC Campinas (2008) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1997). Em seu percurso participou da elaboração de Plano Nacional de Habitação (PlanHab) e coordenou ​a elaboração de Planos Locais de Habitação (PLHIS) e de Planos Diretores.

Danielle Klintowitz (Inst. Pólis)

MÓDULO I - CIDADE E HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL

  • 03/04 - TERÇA-FEIRA Questão urbana e direito à cidade;

  • 10/04 - TERÇA-FEIRA Segregação Urbana e violência

  • 17/04 - TERÇA-FEIRA Marcos regulatórios e a Política Nacional de Habitação;

  • 24/04 - TERÇA-FEIRA A luta por moradia: debate com lideranças e movimentos de moradia

  • 28/04 - SÁBADO Atividade externa de visita a uma experiência de implantação /desenvolvimento de programa habitacional na cidade de SP

MÓDULO II - TRABALHO SOCIAL EM HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL

  • 05/05 - QUARTA-FEIRA Concepção, pressupostos e normativos do Trabalho Social;

  • 08/05 - TERÇA-FEIRA Trabalho Social nos programas habitacionais: urbanização e provisão;

  • 15/05 - TERÇA-FEIRA Regularização Fundiária e Trabalho Social

  • 19/05 - SÁBADO Atividade externa: Movimentos de moradia, autogestão e trabalho social

  • 22/05 - TERÇA-FEIRA Painel de experiências de Trabalho Social

MÓDULO III - TRABALHO SOCIAL: GESTÃO, PERCURSOS E PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

  • 29/05 - TERÇA-FEIRA Diagnóstico social: território e intersetorialidade;

  • 05/06 - TERÇA-FEIRA Avaliação em Habitação: concepções e referenciais teóricos;

  • 12/06 - TERÇA-FEIRA Monitoramento e avaliação: a importância dos indicadores sociais;

  • 19/06 - TERÇA-FEIRA Contratação do Trabalho Social: orçamento e licitação;

  • 26/06 - TERÇA-FEIRA Tempos metodológicos e estratégias do Trabalho Social;

NOVA TURMA!!!   

AULAS: Terças-Feiras* de 03/04 à 26/06

                   *Excepcionalmente, haverá aula no dia 02.05, quarta-feira.

VISITAS: aos Sábados 28/04 e 19/05

VALOR DA INSCRIÇÃO: R$ 670,00 em até 2x.

Marisa Blanco

Kleyd Taboada

Assistente Social, especialista na área de habitação de interesse social. Com experiência em favelas, conjuntos habitacionais e organização de comunidades, tendo trabalhado no  BNH  e no MCIDADES

Dirce Koga

Doutora em Serviço Social. Professora do Programa de Estudos Pós Graduados em Serviço Social da PUC-SP. Coordenadora do Núcleo de Estudos Cidades e Territórios da PUCSP e Pesquisadora do Centro de Estudos das Desigualdades Socioterritoriais (CEDEST) da PUCSP/INPE. Experiência de pesquisa e assessoria em Diagnóstico Socioterritorial, Pesquisa Socioeconômica e Vigilância Socioassistencial

bottom of page